Frustração e algumas boas novidades marcam o início da Comic-Con virtual

Bem no ano em que celebra cinco d√©cadas de exist√™ncia, a San Diego Comic-Con, a mais conhecida conven√ß√£o de cultura nerd dos EUA, vai acontecer apenas virtualmente. Nada de filas e encontros de cosplayers, nem do vaiv√©m debaixo do sol que diferencia o bairro bo√™mio do balne√°rio californiano, que no m√™s de julho aproveita o √°pice do ver√£o. Em compensa√ß√£o, os debates, os encontros de elencos e as mesas de bate-papo sobre quadrinhos, cinema e televis√£o est√£o ao alcance de todo mundo (que fala ingl√™s…), pelas transmiss√Ķes online.

√Č poss√≠vel emular virtualmente a experi√™ncia de visitar a SDCC? Come√ßamos a descobrir isso nesta quarta-feira.

Embora o evento transcorra oficialmente de quinta a domingo, na quarta tradicionalmente acontece a abertura do pavilh√£o em meio-per√≠odo (similar √† Spoiler Night da CCXP), e a organiza√ß√£o do evento abriu um espa√ßo em seu site para mostrar o pavilh√£o online (acess√≠vel aqui). O primeiro impacto de estar pessoalmente na Comic-Con √©, depois de passar por duas ou tr√™s barreira de seguran√ßa, acessar o “Exhibit Hall“, o pavilh√£o com os estandes e as lojas. Como esse “t√©rreo” do centro de exposi√ß√Ķes de San Diego √© uma caixa de concreto e n√£o tem um teto superalto, a impress√£o √© de entrar numa c√°psula com uma cacofonia de sonhos de consumo nerd: est√°tuas de dezenas de tamanhos diferentes, editoras enfileiradas com milhares de quadrinhos expostos, lojas abarrotadas de brinquedos e camisetas em displays de at√© tr√™s, quatro metros de altura. √Č imposs√≠vel ter, online, a mesma sensa√ß√£o arrebatadora.

Na verdade, a¬†Comic-Con@Home¬†– nome dado √† vers√£o virtual do evento – nem tenta criar uma imers√£o parecida com qualquer ferramenta 3D ou de realidade virtual. A p√°gina com a visita√ß√£o do Exhibit Hall parece mais um cat√°logo interativo de vendas, com a planta baixa dos estandes, num formato de navega√ß√£o que permite clicar em lojas e acessar os sites oficiais dos expositores. A disposi√ß√£o √© a mesma da SDCC presencial (o¬†Artists’ Alley¬†espremido na esquerda, brinquedos e colecion√°veis de luxo com destaque no centro, lojinhas e est√ļdios independentes em toda a se√ß√£o direita) e as galerias de imagens dos expositores √© bem protocolar (para ver os itens novos da¬†Lucasfilm, como o Baby Yoda no vaso de chia, √© preciso ir imagem por imagem numa janela de pop-up).

Est√° longe, portanto, de ser aquela experi√™ncia hipn√≥tica de parar na frente do estande e analisar item por item numa vitrine abarrotada, enquanto as pessoas tentam seguir o fluxo com suas sacolas nos corredores apertados. Para mim, essa visita online pareceu mais interessante ao acessar a aba do mezanino, que identifica cada um dos f√£-clubes que normalmente s√£o alocados sob o sol√°rio, como os grupos de adeptos de steampunk, as frotas regionais de¬†Star Trek¬†e os f√£-clubes de Troopers de¬†Star Wars. Presencialmente, para quem n√£o est√° atr√°s de algum f√£-clube espec√≠fico, essa √°rea √© um grande aglomerados de cosplayers meio dif√≠cil de divisar. Na visita√ß√£o online, fica mais f√°cil descobrir um por um. De resto, √°reas que j√° pareciam negligenciadas antes continuam assim: o Artists’ Alley est√° entregue ao deus dar√°, e cada artista que cuide do seu cub√≠culo, quando aparecer.

Veja os destaques por dia da San Diego Comic-Con@Home


Especificamente, o que vemos no ch√£o da feira deve refletir o que acontece nos pain√©is a partir de amanh√£. A¬†Netflix¬†prioriza suas novidades imediatas,¬†Old Guard,¬†Cursed – A Lenda do Lago¬†e a nova temporada de¬†Umbrella Academy. J√° o¬†Cartoon Network, que deve ser um dos destaques dessa quinquag√©sima SDCC, por conta dos seus novos desenhos que estar√£o no streaming¬†HBO Max, destaca em seu estande a nova anima√ß√£o do criador de¬†Apenas um Show,¬†Close Enough, e os especiais derivados de¬†Hora de Aventura, entre outros. A¬†Nickelodeon¬†tenta replicar o esp√≠rito da SDCC, oferecendo patches gratuitos exclusivos de¬†Bob Esponja¬†para os primeiros que aparecerem (motivo de briga e muita frustra√ß√£o na SDCC presencial), mas s√≥ quem √© dos EUA pode participar da brincadeira online. Como esperado,¬†Marvel¬†e¬†Warner DC¬†t√™m presen√ßas institucionais sem muito entusiasmo ou produtos exclusivos, e a¬†Disney TV¬†basicamente promove as cria√ß√Ķes que sempre foram o forte da¬†Fox, como¬†Family Guy¬†e¬†American Dad.

Se o forte por enquanto n√£o √© mesmo o saudosismo da visita√ß√£o real, a SDCC tem a oportunidade neste ano de aproveitar a infinitude das plataformas online para organizar conte√ļdos que antes se perdiam no meio do ru√≠do colossal. Um desses conte√ļdos s√£o as Watch Parties, feitas com parceiros de streaming como o Scener, com uma grade de hor√°rios com filmes novos, antigos, animes, document√°rios e outras atra√ß√Ķes de interesse nerd que rendem boas discuss√Ķes em grupo. Se as multid√Ķes aglomeradas se tornaram com os anos uma parte central da experi√™ncia da Comic-Con, nada impede que essas multid√Ķes migrem para as intera√ß√Ķes e os chats online, em “aglomera√ß√Ķes” mais seguras em tempos de pandemia.