Os Simpsons | Personagens negros não serão mais dublados por atores brancos

A equipe responsável pela animação Os Simpsons anunciou que não escalará atores brancos para dublar personagens de outras etnias (via Deadline). â€œSeguindo em frente, Os Simpsons não terá mais atores brancos dublando personagens não-brancos”, diz o comunicado revelado à imprensa.

O posicionamento ocorre dias após o dublador Mike Henry anunciar que deixará de dublar Cleveland Brown, personagem de Uma Família da Pesada que chegou a estrelar o derivado The Cleveland Show. O ator se despediu em uma publicação que celebra a oportunidade de emprestar sua voz para o personagem por mais de 20 anos:

“Foi uma honra interpretar Cleveland em Uma Família da Pesada por 20 anos. Amo esse personagem, mas pessoas negras deveriam interpretar personagens negros. Portanto, estou deixando o papel.”

Recentemente as atrizes Kristen Bell e Jenny Slate deixaram seus papéis nas animações Central Park e Big Mouth, respectivamente, pelo mesmo motivo. Vale lembrar que Os Simpsons já foi alvo de uma polêmica em relação à forma racista como retratou imigrantes vindos do sul da Ásia através de Apu, levando seu dublador Hank Azaria a se retirar da atração.

Em 25 de maio de 2020, o ex-segurança negro George Floyd, já sob custódia, foi sufocado até a morte por um policial e o assassinato foi filmado por pessoas em volta. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor dos EUA e diversas empresas do ramo do entretenimento repudiaram o racismo demonstrado pela polícia.

TUDO SOBRE OS SIMPSONS