Empresário vs Empreendedor – Quem é você?

empreendedor-digital-e-empresario-digital2Salve galera! Um assunto que está muito popular nos últimos meses é a tal CRISE. Pois é, esta maldita está assustando muito as pessoas ultimamente. Seja empresário ou não, a tão falada crise, está deixando todos de cabelo em pé. Sim! A verdade é que a mídia não fala de outra coisa. Mas o que podemos fazer para melhorar nossa situação ou sair desta maré de baixo consumo?

Nestas horas que devemos exercitar nossa condição de EMPREENDEDOR.
Você que está lendo este texto agora, você se julga um Empresário ou um Empreendedor? Sabe qual é a diferença entre eles?

Empresário é o simples ato de ter ou gerir uma empresa em seu nome ou de terceiros. Coordena equipes, mantém sempre o mesmo ritmo de trabalho constante, etc… Segundo o dicionário, empresário é um indivíduo que tem ou dirige uma empresa.
Empreendedor é aquela pessoa pro-ativa que está sempre em busca de novas oportunidades, está sempre aberto a novas ideias para melhorar sua empresa e fidelizar os clientes ou atrair novos. Está sempre de mente aberta e aproveita cada oportunidade para melhorar seu ambiente de trabalho e fazer sua empresa dar mais e bons frutos. Segundo o dicionário, empreendedor é quem põe em execução ou adjetivo, ou seja, quem faz, quem executa.

Empreendedor é aquela pessoa que apesar das dificuldades, vê nelas uma maneira de fazer sua empresa prosperar.
Vejo muitos ‘empresários’ que só sabem reclamar da vida e dizer não, para tudo que lhe oferecem, a grande maioria nem olha uma nova ideia que lhe apresentam, ou simplesmente ignora, não quer nem saber do que se trata. Isto, além de fazer mal para você e para sua equipe, só prejudica sua convivência com a comunidade e com seus clientes locais. Seja mais positivo. Abra sua mente para novidades, seja sempre cordial e saiba ouvir as ideias que lhe apresentam. No interior é normal um fornecedor ser seu cliente. Se você tratar mal um fornecedor, ele vai queimar sua empresa com outros clientes.

#PenseNisto!

Este texto também foi postado no editorial da nossa Revista Digital de Junho/2016, mas com algumas alterações.

Quem curte escrever e quiser contribuir no nosso conteúdo envie sugestões para pauta@tola.com.br