Como foi a Gamescom Latam 2025

Um evento dedicado aos games — e mais
No sábado, 03/05/2025, tive a honra de conhecer de perto a tão comentada Gamescom Latam, que agora carrega o legado do antigo BIG Festival, conhecido por dar espaço aos jogos independentes. O evento faz parte do mesmo grupo que organiza a CCXP e, mais recentemente, assumiu também o comando do Anime Friends, que acontece agora em julho.
Um mar de experiências e estandes incríveis
Um mar de experiências e estandes incríveis
A experiência foi, no geral, bem interessante. Tive a oportunidade de conferir:
Além de empresas menores de tecnologia, apresentando inovações curiosas e promissoras.
Marcas consagradas do mundo dos games como Bethesda, Bandai Namco, Qubyte, Gravity, Warner, Xbox, Nintendo, Nuuvem, Steam, Roblox, Epic Games (via Fortinet), Claro, Lenovo, SEARA e SanDisk;
Gigantes da tecnologia como NVIDIA, AMD e Intel, com estandes imponentes e cheios de ativações;
Crédito do vídeo: @im.ysagm
Conexões e reencontros
Além dos jogos, também foi um ótimo momento para:
- Fazer novas conexões com criadores de conteúdo que estão batalhando na cena;
- Rever amigos e parceiros de estrada, o que sempre deixa tudo mais especial.
Esses encontros humanos são, para mim, uma das partes mais valiosas de qualquer evento assim.

Destaque pessoal: Changer Seven
O ponto alto do meu sábado foi ver de perto a evolução do game que venho ajudando a divulgar com orgulho: Changer Seven.
Um prato cheio pra quem curte tokusatsu e hack ‘n slash, com ambientação brasileira, combate frenético e visuais caprichados — tudo feito com coração.
A equipe da GIXER que conheci lá no evento do Canal 3, antes com uma TV e um notebook pra rodar o jogo, agora estava com um estande próprio cheio de monitores e gente testando o tempo todo. Foi surreal ver essa evolução!
O jogo está previsto pra 2026, mas já em junho de 2025 teremos uma demo pra dar aquele gostinho do que vem por aí.

Confira o Trailer:
Pontos negativos (porque nem tudo é perfeito)
Mesmo com tanta coisa boa, alguns pontos me incomodaram:
- Falta de informação geral: Tentei localizar alguns estandes e nem os staffs sabiam orientar direito;
- Fila desorganizada pra retirada de credenciais — tudo misturado: cortesia, pagantes, convidados, business;
- Área externa abafada e sem ventilação, especialmente na parte de ingressos;
- Segurança pegando no pé por causa da minha garrafinha térmica, algo pessoal e comum de se levar;
- Alguns apresentadores despreparados, sem saber interagir com o público e em alguns momentos sendo até grosseiros ou desrespeitosos, jogando objetos para longe ou agindo de forma inadequada;
- E o mais grave: relatos de assédio a cosplayers, algo que jamais deveria acontecer em um ambiente que deveria ser seguro e acolhedor para todos.
Esses pontos precisam ser levados a sério pelos organizadores. Um evento desse porte tem o dever de garantir respeito, organização e segurança a todos os públicos.