Compartilhe

Caros, semana passada fomos pegos de surpresa. Direto do Japão, um site soltou a notícia de que Super Sentai estaria com os dias contados. Segundo eles, Number 1 Sentai Gozyuger seria a última série exibida pela TV Asahi. São mais de 50 anos de história, alegrando gerações e revelando vários atores pro show business japonês.

O site diz que as produções não estão sendo mais rentáveis, com queda de vendas e audiência. E é verdade que Super Sentai vem em baixa nos últimos anos. Mas também dá pra entender um pouco o motivo. Desde a separação de Power Rangers, a Toei e a Bandai praticamente pararam de divulgar a franquia fora da Ásia. Enquanto isso, Kamen Rider e Ultraman tão sendo lançados mundialmente, até com simulcast, o que ajuda muito nas vendas.

No Japão ainda tem outro problema: a baixa natalidade. O público infantil e adolescente vem diminuindo, então o conteúdo acaba perdendo o foco. Mesmo assim, Super Sentai virou um símbolo do Japão, e vários atores de temporadas antigas já fizeram postagens tristes, se despedindo. A notícia repercutiu em vários sites e programas de TV, mesmo sem nenhuma confirmação oficial da TV Asahi ou da Toei.

Alguns meses atrás, o produtor Shinichiro Shirakura chegou a comentar numa entrevista que a franquia passaria por mudanças, inclusive de nome, pra tentar alcançar o público ocidental.

Agora, falando por mim: eu não acho que Super Sentai vai acabar. Pra mim, isso é mais uma reformulação. Já tão rolando rumores de uma nova equipe com temática ninja e de feiticeiros. Sou fã de tokusatsu há mais de 15 anos e, desde que entrei nesse meio, ouço falar que Super Sentai tá falindo. Então é melhor esperar pra ver o que vai acontecer — quem sabe a gente não se surpreende?

Não podemos esquecer: Super Sentai é parte da cultura japonesa, e enquanto tiver fãs, o espírito Sentai vai continuar vivo.

O Retorno do Rei dos Monstros premiado

Caros leitores, hoje, dia 3 de novembro, celebramos uma data histórica. Foi nesse dia, em 1954, que o Japão apresentou ao mundo o primeiro filme de kaiju, marcando o início de um novo gênero do entretenimento que impactaria gerações. Falo, claro, do nosso lendário lagartão Godzilla, ou Gojira, como é chamado no Japão. Criado por Tomoyuki Tanaka e com os efeitos especiais do mestre Eiji Tsuburaya (que mais tarde criaria Ultra Q e Ultraman), o filme nasceu com o propósito de chocar e refletir sobre os horrores da guerra.

Agora, em 3 de novembro de 2025, foi anunciado o retorno do Rei dos Monstros com a continuação do aclamado Godzilla Minus One, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2024 — um feito histórico e merecido para o gênero Tokusatsu, que abriu caminho para tantos heróis icônicos do Japão.

O novo longa, intitulado Godzilla Minus Zero, ainda não possui sinopse nem elenco revelados, mas já teve seu logotipo apresentado em um teaser misterioso. O projeto continua nas mãos da talentosa equipe da Toho Company, sob direção de Takashi Yamazaki, que inclusive chamou atenção no Oscar com seu traje em homenagem ao próprio Godzilla.

Até o momento, a Sato Company não confirmou se participará novamente da distribuição nos cinemas brasileiros, como fez em 2024. No entanto, considerando o sucesso e a parceria positiva entre as empresas, há grandes chances dessa colaboração se repetir.

Fico no aguardo para ver o que essa nova produção trará — afinal, o Rei dos Monstros sempre retorna em grande estilo.

Isso vai fechar em 0 segundos