Por que há tantos países torcendo para o Brasil na Copa do Mundo da Rússia

São Paulo – Enquanto o Brasil se prepara para entrar em campo contra a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, a torcida pela seleção canarinho se espalha para além das fronteiras brasileiras. E essas demonstrações de apoio global à equipe liderada pelo técnico Tite são o exemplo mais claro de como o futebol desempenha um papel importante para moldar a imagem do Brasil no exterior — uma imagem que vai muito além do esporte. Num momento em que o país está manchado pelos escândalos de corrupção, a violência e a grave crise econômica, o apoio à seleção ajuda a chamar a atenção para os aspectos positivos do país.
Ao mesmo tempo que desperta simpatia pelo Brasil, a seleção leva alegria até aos povos afetados por guerras ou situações econômicas difíceis. Um exemplo é a Síria, país assolado por uma guerra civil que já dura sete anos. Nas redes sociais, vídeos publicados na última semana mostram demonstrações de apoio à seleção canarinho em diversas cidades do país. Cenas de carreatas, buzinaços e bandeiras do Brasil se tornaram comuns nas ruas, distraindo, ainda que por um instante, a população síria do sofrimento diário do conflito.
Tartous today celebrating the Brazil win #Worldcup #Syria pic.twitter.com/nRBZQ5evLP
— G (@SyrianLionesss) 2 de julho de 2018
Na Jamaica no último dia 2 de julho, dia da vitória do Brasil ante o México, a festa pelo Brasil foi tão grande que desavisados poderiam pensar que a comemoração era por um bom desempenho jamaicano. Em Bangladesh, na Ásia, celebrações também foram registradas, assim como na cidade cubana de Bauta, que desde 2006 decora suas ruas com as cores da seleção.