Altelier Releriana : The Red Alchemist & The White Guardian é uma grande surpresa para quem curte RPG.
Primeiras impressões que eu tive jogando e experimentando esse mundo mágico desse novo Atelier.
É sempre um desafio para a Koei Tecmo criar novidades e inovações para seus jogos principalmente para a saga Atelier que já tem tantos personagens distintos, carismáticos, universos, épocas diferentes, histórias e ambientações, mas ele novamente nos cativa com um novo jogo da saga e com dois personagens com personalidades distintas mas que se completam muito bem.
O jogo te apresenta 2 personagens centrais, que inicialmente o jogo nos dá uma escolha de escolher entre eles, Slade ou Rias, nesse ponto só para decidir o foco da história, mas é importante ressaltar que mesmo escolhendo um ou outro com o decorrer da história podemos conhecer a história do outro, e até as histórias deles se entrelaçam. Então não precisa se preocupar muito na hora de escolher.
Em relação aos personagens, temos Slade que é o típico personagem sério, centrado, focado em seus objetivos e buscando respostas do seu passado, do outro lado temos a Rias que é contrário, destemida, bom humorada, animada, sonhadora e vai em busca do que quer mesmo que se coloque em perigo, e ambos fazem um excelente contraste por serem tão diferentes.

História
O jogo se passa na cidade de Hallfein que situa-se na fronteira de três províncias, que prospera através da mineração e do comércio. Depois de um desastre misterioso a cidade acabou devastada, fazendo com que os habitantes desaparecessem e só restasse poucas pessoas, o que faz que a cidade se tornasse uma cidade restrita. Esse lugar é o ponto de encontro dos protagonistas já que ambos querem descobrir a verdade sobre seus passados e as respostas estão nessa cidade, e como consequência da permanência deles eles acabam ajudando com a reconstrução do local.
Partindo desse ponto, ambos embarcam em uma jornada para descobrir a verdade, sem saber o que os esperam, os grandes encontros ou revelações.
Exploração
Um ponto interessante para explorar são as dungeons multinível chamadas “Dimensional Paths” onde o mapa se modifica a cada visita e é possível obter ingredientes cada vez mais raros dependendo da dificuldade que você esteja. É possível explorar vários outros lugares, como minas, cavernas, dungeons e muito mais, como também coletar novos itens e materiais para suas sínteses.

Combate
As lutas podem ser bastante estratégicas e são em turno, onde você pode ter até 3 personagens na linha de frente. O jogo te dará escolhas entre um ataque básico, as famosas skills e etc, você também pode usar novos elementos como multi-actions, Item Mix e Unite Attacks, outro fato interessante são os ataques combinados que você pode usar com dois ou mais personagens, sem falar na rapidez entre trocar de um personagem para o outro ou escolher com quem jogar.
Outro ponto interessante é que cada personagem terá sua própria árvore de habilidades com habilidades distintas e você também ter a liberdade de administrar sua party como quiser.
Síntese
Na parte da alquimia você também terá seu próprio atelier e poderá criar itens através do sistema de Gift Color Synthesis ao combinar Gift Colors dos ingredientes. Além dos ingredientes necessários para cada síntese, você poderá adicionar 3 ingredientes extras para adicionar atributos bônus, o que te dará síntese simples e mais complexas se for do gosto do jogador.
Aproveite também o Recipe Morph, que é um modo que pode alterar o tipo de item criado, bem como os Catalyst Ingredients , que podem alterar Gift Colors dos ingredientes e as categorias dos ingredientes que te permitindo criar itens ainda melhores.

Desenvolvimento da Cidade e Gestão da loja
Você também poderá poderá ajudar com o desenvolvimento da cidade e com o decorrer da história, o que também te trará novas receitas. Outro modo de desenvolver a cidade é fazendo síntese das suas receitas e as vendendo, e a medida que a cidade vai desenvolvendo isso te trará novas receitas e irá avançar mais pontos da história principal.
Conclusão
Apesar do Altelier Releriana : The Red Alchemist & The White Guardian trazer poucas novidades e inovações, ele brilha no design dos personagens, que estão ainda mais bonito no jogo, mas em questão da personalidade e interação entre eles é um ponto alto e que vale ressaltar. A história tem seus pontos altos criando um mistério entorno dos personagens, sua conexão e seus passados que se ligam a cidade central do jogo.
O combate apesar de simples é bem rápido e fluído, passando uma sensação de quase um jogo de ação e estratégia. E para finalizar as sínteses são a melhor parte do jogo e mais complexa, visto que o jogador pode tanto estar fazendo o básico e usar receitas mais padrão, como se aperfeiçoando e utilizar 100% do sistema do Atelier. Em um todo, o jogo pode ser muito divertido, interessante, e prender a atenção do jogador de forma leve, trazendo o equilíbrio perfeito entre jogabilidade, sínteses e história comovente.