Rap in Cena começa com calor e expectativa de superar edição do ano passado
Quando os portões do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, se abriram às 10h deste sábado (28), Porto Alegre virou a capital brasileira do hip hop. Ao menos até domingo, enquanto o Ra
p in Cena 2023 for realizado. Serão mais de 70 nomes se apresentando nos três palcos do festival.
Na entrada, o público já era recebido pelo som do DJ Bertoi Hyper. Também foi realizada a batalha de rima no palco Palco World Budweiser entre Batalha da Aldeia e Batalha do Olimpo. Pelos cantos, o público se refrescava do mormaço nas sombras ou reforçava o protetor solar.
A expectativa era alta para o público que chegou ao parque logo cedo, como o casal formado por Gabriel Maciel e Leticia Weiand, ambos com 19 anos. Eles vieram de Torres, Litoral Norte, para curtir o festival pela primeira vez. Para os dois, um consenso: os artistas mais aguardados eram Djonga e Veigh.
– O Rap In Cena reúne vários cantores que a gente gosta, além de trazer muita gente que queremos conhecer. Há uma diversidade enorme em seu entorno – diz Maciel.
Outro casal presente desde cedo eram os lojistas Sérgio Oliveira, 43, e Janaína Oliveira, 40, de Viamão. Ela arrastou o marido para o festival com a finalidade de ver seu ídolo, Hungria. É a primeira vez dos dois no festival.
– Só vim pra ver um show, o do Hungria. Gosto bastante de todas as músicas dele, impossível escolher uma favorita – celebra a fã.
– Sempre ela. Tudo que acontece na nossa vida começa sempre por ela – brinca Sérgio.
Já para o porto-alegrense Jonas Aquino, 19, era seu segundo Rap in Cena. Para ele, o festival deste ano já superava o do ano passado.
— Vai ser mais irado em 2023. A estrutura está ainda melhor. Ano passado, tive uma das experiências mais incríveis que já vivenciei. Desta vez, vim nos dois dias. Já via Batalha da Aldeia e curti demais – relata o produtor de vídeo.
A expectativa da organização é que a nona edição do Rap in Cena seja a maior de todas. Estima-se que 25 mil pessoas passem diariamente pelo festival, somando 50 mil visitantes. No ano passado, a média de público foi de 15 mil por dia.
Entre hoje e domingo, os palcos do Rap in Cena receberão nomes como Racionais MC’s, Negra Li, Djonga, Filipe Ret, Marcelo D2, Veigh, Cynthia Luz, Cristal e Da Guedes. Além da música, o evento ainda conta com a Vila Olímpica — arena com atrações como skate, basquete, breakdancing, boxe, kickboxing, jiu-jítsu, batalha de rima e slam.
Ainda há ingressos pela plataforma Sympla e na bilheteria no local, com opção de entrada solidária (mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível).