Compartilhe

placa 0Um grupo de jovens aproveitou o último sábado, dia 17 de janeiro, para promover atos de vandalismo nas Ruas Júlio de Castilhos e Alfiero Zanardi até o cruzamento com a Caxias do Sul. Sete placas de sinalização de trânsito foram deterioradas nestas vias, inclusive um “Pare” no encontro da Cruzeiro do Sul com a Alfiero Zanardi.

De acordo com Marcone Minotto, da Coordenadoria Municipal de Trânsito, um morador do local disse que jovens passaram nestas vias praticando danos ao patrimônio público, batendo nas placas. O servidor da Prefeitura salienta que o material, além de necessário para a segurança no trânsito, ainda custa dinheiro público. Em 2015 a Prefeitura colocou 406 placas de sinalização vertical na cidade.

Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo contra o patrimônio público é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção além de multa, pois trata-se de dano qualificado. Ao presenciar um ato de vandalismo, a população deve denunciar. “A destruição de placas de trânsito gera um custo extra ao município na sua recuperação e ainda prejudica a mobilidade urbana, causando transtornos no trânsito”, disse.

Isso vai fechar em 0 segundos