#Tramandaí – MOBILIZAÇÃO NACIONAL contra o mosquito Aedes PRIMEIRA ETAPA

No sábado(13), de Mobilização Nacional militares do Exército e Marinha, agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde, profissionais da área de Vigilância Sanitária e da secretaria municipal de Saúde foram às ruas de Tramandaí orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika.
O prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki, esteve na tarde de sábado com os militares e agradeceu a todos pelo trabalho feito nesta ação de Mobilização Nacional. Estiveram acompanhando a ação o vice-prefeito, Clayton Ramos, a secretária de Educação e Cultura, Liane Freitas, o diretor da secretaria de Saúde, Cesar Santos, os coordenadores dos setores de Vigilância Sanitária, Carlos Silveira e de Endemias, Fernanda Lima.
PRIMEIRA ETAPA
Durante o período da manhã e tarde a ação aconteceu nos bairros Zona Sul, Centro, Indianópolis, Parque dos Presidentes São Francisco I e II.
Com caráter mobilizador, esta ação visa intensificar a sensibilização e conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Durante todo o dia, foram distribuídos materiais informativos, com explicações sobre medidas de prevenção e orientações aos moradores sobre a importância do envolvimento de todos na eliminação dos criadouros do mosquito.
SEGUNDA ETAPA
A partir do dia 15 de fevereiro, haverá uma nova ação com a participação militares que visitarão os locais de risco. Nesta etapa a iniciativa será de combate ao mosquito, e não apenas de orientação.
TERCEIRA ETAPA
Serão feitas ações junto às escolas para sensibilização e a realização de campanhas educativas.
COMO ELIMINAR CRIADOUROS – Para erradicar o Aedes aegypti e todos os seus possíveis criadouros, o Ministério da Saúde recomenda à população a adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Alguns minutos de vistoria são o suficiente para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito.