Compartilhe

Massa de ar seco e frio atua sobre o estado neste domingo (19).
Outono começa na manhã de segunda-feira (20), e será mais chuvoso.

Manhã de domingo (19) com algumas nuvens em Porto Alegre (Foto: Hygino Vasconcellos)

Último dia de verão, o domingo (19) será de tempo bom em grande parte do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  uma massa de ar seco e frio, que inibe a formação de nuvens, deixa o céu limpo na maioria das regiões.

Apenas na Região Norte e em em cidades do litoral podem ocorrer pancadas de chuva, e o céu fica mais nublado. As temperaturas ficam abaixo dos 30ºC. Em Porto Alegre, na Região Leste, por exemplo, os termômetros não devem massar dos 29°C.

Já na segunda-feira (20), primeiro dia do outono – que começa às 7h29 (horário de Brasília) – uma massa de ar seco vai predominar e garantir tempo firme na maior parte do estado, assim como no domingo.

Há previsão de pancadas fracas de chuva nas áreas litorâneas, mais uma vez, em razão do vento mais úmido do mar. Na Região Noroeste o tempo também fica um pouco mais instável.

Mesmo que seja o fim do verão, o Inmet indica que o amanhecer de segunda será menos frio em relação ao fim de semana.

Em Porto Alegre, a mínima deverá ser de 15ºC, com máxima podendo chegar a 30ºC. Em Caxias do Sul, na Serra, a previsão é de 14ºC de mínima e 26ºC de máxima. Já em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, esquenta um pouco mais. As temperaturas poderão variar de 17°C a 31°C.

Previsão para o outono
Conforme o Inmet, a estação será influenciada por um aquecimento das águas do Pacífico equatorial. Ainda não há confirmação de novo El Niño, embora alguns institutos internacionais aumentem a chance do desenvolvimento do fenômeno.

Fato é que, segundo o Inmet, algumas simulações reagem ao aquecimento e indicam chuva acima da média para o Sul do Brasil, especialmente ao longo do litoral. O outono será mais quente que o normal na maior parte do país.

Ainda assim, diz o Inmet, ondas de frio intensas, mas com curta duração, são previstas especialmente a partir de maio.

 

Fonte: G1/RS

Isso vai fechar em 0 segundos