Trabalho com acompanhamento de preparador físicoFormação de grupos de caminhada e exercícios físicos surgiu com a ideia de promover a saúde e prevenir doenças

Aproveitando os benefícios oportunizados pelas atividades físicas à saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF Medianeira) lançou no dia sete de abril do ano passado um grupo de atividades físicas com a meta de envolver a comunidade.

A iniciativa foi motivada pelo 1º Agita Medianeira, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com demais Secretarias do município, desfruta de ótimos resultados.

Coordenado pela enfermeira Lizângela Maria V. A. de Oliveira e as Agentes Comunitárias de Saúde, o grupo conta com a participação de 15 a 20 pessoas, tendo o acompanhamento do educador físico Hélio George Ferreira dos Santos, da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Os encontros, caminhadas e demais atividades físicas acontecem nas manhãs das quartas-feiras no Centro Esportivo Davi José Fleck, com início às 8 horas. Aberto a população, o grupo surgiu com o objetivo de promover saúde e prevenção de doenças, introduzindo atividades físicas na vida dos usuários dos serviços oferecidos no ESF Medianeira.

A enfermeira Lizângela destaca que os resultados positivos são visíveis. Em menos de um ano é registrada a redução no número de consultas no ESF e os níveis de pressão arterial e demais taxas dos pacientes estão nos parâmetros normais. “O movimento é uma prática que faz bem para o corpo e alma, os encontros das quartas-feiras melhoram a autoestima e permitem mais disposição. Como vantagem os participantes assíduos estão tendo redução do peso e o principal, mais qualidade de vida”, destaca.

A profissional revelou também que pessoas com autoestima baixa encontraram nesta prática, em um espaço ao ar livre, um alento que motiva. O grupo valoriza a inclusão total, oportunizando a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além do trabalho no Medianeira, há atividades com esse mesmo objetivo nos ESFs Albtaroz – grupo de ginástica com dança; Glória na Praça; Atlântida Sul e Laranjeiras.

Isso vai fechar em 0 segundos

Descubra mais sobre TôLá.com.br

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading