Homem de Aço marcou não apenas o retorno do Superman às telonas, como também o início do chamado DCEU, o Universo DC nos cinemas. Durante seu painel na San Diego Comic-Con, o roteirista David Goyer comentou alguns dos pontos mais polêmicos da produção, relembrando que a ideia inicial era dar uma abordagem mais “realista” para o herói, assim como havia feito com o Batman ao lado de Christopher Nolan.

Porém, a natureza alienígena do Superman adicionou algumas dificuldades que a equipe não havia encontrado no Homem-Morcego, como por exemplo imaginar como o mundo mundo real seria afetado pelo surgimento de um alienígena, que nas palavras de Goyer seria “o maior acontecimento na história da humanidade”.

Após discutir algumas das decisões tomadas pela equipe, o escritor começou a falar sobre a cena do tornado em que Clark Kent (Henry Cavill) assiste seu pai Jonathan (Kevin Costner) ser levado por um tornado. Para Goyer, a questão era mais sobre a inexperiência do herói do que o medo em revelar sua identidade. “As pessoas tem que lembrar que Clark devia ter uns 17 anos na época. Ele não havia sido testado e não conhecia a extensão de seus poderes. (…) E do outro lado ele tem seu pai em sua cabeça dizendo ‘você tem que tomar muito cuidado’”.

Outro ponto do filme que gerou controvérsia entre o público foi a conclusão da luta entre Superman e Zod (Michael Shannon), em que o herói mata seu inimigo. Afirmando que entende as pessoas que não gostam dessa saída, David Goyer voltou a falar sobre a falta de experiência dessa versão específica do herói. “Há uma regra de que o Superman não mata, mas essa é uma regra imposta em um mundo fictício. (…) Mas esse é um Superman imaturo que acabou de aprender a voar. (…) Ele não conhece a extensão de seus poderes e está lutando contra alguém que nunca iria parar.”

Ponderando sobre o fato de que há riscos de não agradar em qualquer decisão tomada na construção de uma história, o roteirista revelou que esse momento seria a forma do Superman estabelecer sua regra de nunca matar. “A intenção é que ele tivesse nessa posição terrível e depois jura nunca mais fazer isso de novo”, afirmou.

Ao fim da conversa, David Goyer revelou que chegou a pensar em uma alternativa para a possibilidade de não poderem matar o Zod. Segundo o autor, a saída encontrada pelo Superman seria colocar o vilão em uma das naves kryptonianas e mandar ele para o espaço. “Mas seria uma desculpa esfarrapada em comparação ao que estávamos fazendo até ali”, avalia.

A San Diego Comic-Con @Home acontece entre os dias 22 e 26 de julho, com painéis e anúncios disponibilizados para o público pela internet.

Isso vai fechar em 0 segundos

Descubra mais sobre TôLá.com.br

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading