A integração funciona através da nossa API. A API é jeito técnico de ligar dois sistemas, fazendo com que eles se comuniquem através de regras técnicas.
Confira algumas perguntas frequentes sobre a integração para você identificar qual é o seu cenário, caso você seja desenvolvedor e/ou fornecedor de sistemas acesse o manual técnico (Documentação da API) em https://www.tola.com.br/vipcard/docs
Perguntas Frequentes – Integração
1. Tenho um sistema interno que controlo as vendas, dá para integrar com o VipCard TôLá?
Sim. A integração com o VipCard TôLá é possível com qualquer sistema, seja ele um ERP, Sistema de Vendas, Lojas virtuais, sistemas internos, aplicativos e etc.
2. Para que serve a integração?
Para automatizar o processo de cadastro e pontuação dos clientes, fazendo com que você não precise acessar a plataforma caixa para pontuar os clientes manualmente.
Você pode habilitar a integração para apenas uma função se quiser, como a pontuação do cliente; para duas funções como o cadastro do cliente e a pontuação; Ou para diversas funções, como o cadastro, pontuação, exibição do saldo no cupom fiscal, extrato de pontos, resgate de prêmios, indicação de amigos e muito mais.
Nós recomendamos que você faça a integração para o cadastro e pontuação e, conforme você for evoluindo com as API do Programa de Fidelidade, ir adicionando mais funções.
3. Na prática, como é feita a Integração?
A integração geralmente é feita pelo seu fornecedor que enviará os dados do seu sistema para o nosso quando algum evento acontecer. Por exemplo: sempre que você fizer uma venda, pontuar o cliente no VipCard TôLá imediatamente.
A integração também pode ser criada por nós, que iremos buscar programaticamente os dados em seu sistema. Por exemplo: a cada 5 minutos iremos consultar a API do seu sistema e verificar se há algum cliente novo cadastrado e ou venda realizada e então pontuar o cliente no VipCard TôLá.
Existem dois cenários para integrarmos o seu sistema com o nosso, veja:
Cenário 1:
Você entra em contato com sua empresa de sistemas e solicita um orçamento para eles criarem a integração utilizando nossa API. Nós iremos dar o suporte necessário para eles, assim o cadastro de clientes e a pontuação poderá ficar automatizado.
Documentação da nossa API que seu fornecedor irá precisar: https://www.tola.com.br/vipcard/docs
Cenário 2:
O VipCard TôLá irá criar a integração com seu sistema. Você nos informará qual sistema utiliza e se eles possuem API, nós iremos entender como a API do seu fornecedor funciona para então precificar a integração para você.
Nosso trabalho normalmente consiste em criar em robô que a cada 5 minutos verifica diretamente no seu sistema se você tem algum cliente novo cadastrado e/ou nova venda realizada, para então cadastrar e/ou pontuar o cliente.
4. Preciso entrar em contato com o fornecedor do meu sistema para fazer a integração?
Sim. Você precisa entrar em contato com seu fornecedor para verificar se eles podem enviar os dados para a nossa API, bem como entender se eles irão te cobrar algum valor por essa integração, como consta no cenário 1 acima.
Caso o seu fornecedor não queira fazer a integração para você ou o custo dessa integração tenha ficado fora do seu orçamento, você também terá que entrar em contato com eles para verificar se o seu fornecedor possui uma API, assim o VipCard TôLá conseguirá precificar o cenário 2 informado acima.
5. Quando eu entrar em contato com meu fornecedor, o que devo falar para ele?
Você precisa avisar que contratou uma empresa de Fidelização de Clientes e que quer integrar os sistemas. Veja um modelo de e-mail que você pode enviar para seu fornecedor.
Olá xxxx, Contratei uma plataforma externa de fidelização de clientes do VipCard TôLá e gostaria que vocês me dessem um orçamento para fazer a integração utilizando a API disponível do VipCard TôLá. A ideia de integração é simples, todos os clientes que eu cadastrar no sistema devem ser enviados para a API do VipCard TôLá e toda venda realizada também deve ser enviada via API, para que o cliente seja pontuado lá. A documentação da API do VipCard TôLá está disponível em: https://www.tola.com.br/vipcard/docs Vocês podem, por favor, dar uma olhada e me informar quanto custa e quanto tempo (prazo) leva para vocês construírem essa integração? Obrigado,
Importante: O e-mail acima deve ser enviado para o seu contato, se você quiser pode copiar nossa equipe técnica através do e-mail suporte@tola.com.br
6. Meu fornecedor não fará a integração, mas disse que também possui uma API. Dá para integrar?
Sim. Caso seu fornecedor não queira / não possa realizar a integração mas possua uma API disponível, nós podemos construir essa integração para você, como consta no item 3, cenário 2.
7. Meu sistema é antigo e não funciona na Internet, dá para integrar?
Você precisará consultar o seu fornecedor para avaliar se ele pode enviar os dados pela nossa API. Nós temos diversos sistemas antigos conectados ao VipCard TôLá, que utilizam nossa API sem nenhum problema.
8. Posso oferecer descontos aos fidelizados?
Sim. Você pode utilizar a API para consultar se o consumidor/cliente já está cadastrado no programa de fidelidade e, caso ele esteja, nossa API informará ao seu sistema um “OK”. Essa funcionalidade é particularmente útil caso você queira ofertar descontos para os clientes fidelizados, sem necessariamente ter que pontua-los.
9. Posso trabalhar com pontuações diferentes dependendo do produto?
Sim. Seu fornecedor pode parametrizar seus produtos para que a pontuação seja diferente a cada produto. Por exemplo: Produto A vale 10 pontos, Produto B vale 20 pontos.
Nossa API de pontuação funcionará em conjunto com seu sistema, seu fornecedor enviará a pontuação de acordo com suas regras.
10. Qual linguagem de programação é necessária para a API?
A linguagem de programação não importa. As API’s funcionam através de uma estrutura estabelecida e as informações são transmitidas em um canal seguro que o seu desenvolvedor de software saberá utilizar com o manual técnico da API que está disponível aqui.
11. Tenho um sistema mas não tenho programador, consigo usar a API?
Nossa API foi desenvolvida para que programadores a utilizem, caso você não tenha conhecimentos de REST API sugerimos que entre em contato com a empresa fornecedora do seu sistema.
O papel de seu fornecedor de sistemas é entender a nossa API e “construir” a integração do seu sistema com o nosso. Nossa equipe de suporte ajudará o seu desenvolvedor fornecedor a documentação e explicando cada um dos métodos se necessário.
Vale lembrar que todos os sistemas integrados possuem o ambiente de homologação e outro de produção, assim todos os testes feito pelo seu programador estão em um ambiente controlado e seguro.
Para conhecer a documentação da nossa API, acesse https://www.tola.com.br/vipcard/docs
