A Tocha Olímpica está chegando em Torres: Prefeitura convida comunidade para acompanhar o revezamento
A cerimônia de revezamento da Tocha Olímpica em Torres terá início no Parque da Guarita, neste sábado, dia 9 de julho, às 12h. No local ocorrerá a recepção do Comboio que chegará de Bento Gonçalves. Diversas atividades culturais vão acontecer no local de partida da Tocha, começando às 10h20. No Parque estarão concentradas as autoridades, equipe da força-tarefa, atletas e público em geral. Ao longo do percurso do revezamento ocorrerão as intervenções esportivas. A Tocha passará por doze ruas entre o Parque da Guarita e a Avenida Castelo Branco, pouco antes do Parque do Balonismo. Fique atento para as alterações de trânsito.
No Parque, o ato dura cerca de 15 minutos, contando com a participação da prefeita Nílvia Pinto Pereira. Para a prefeita, o evento é um ato cívico que potencializa Torres e a região em âmbito nacional, divulga a cultura e patrimônio das cidades, conecta a região com os Jogos Olímpicos, aumenta o orgulho e a participação da população em eventos locais, além de aquecer o comércio e hotelaria locais. Às 10h20 está marcada a apresentação de Danças Urbanas pelo Estúdio Paula Shereck Dança e Movimento; às 10h30 exibição da Ginástica Rítmica de Luciane Abel; às 10h45 apresentação da “A Casa das Sete Mulheres”, jazz infantil, Ballet Moderno Centro Cultural Inge e Margot e às 11h30, Danças Urbanas Born Street. A cerimônia está fixada às 12h57. Após o ato, ocorrerão apresentações do Musi & Tae e do CTG Porteira Gaúcha
CONDUTORES
Três estudantes torrenses devem acender a Tocha, atuando como anfitriãs e vão acompanhar o primeiro condutor em 200 metros. O percurso será de 5 km, onde a cada 200 metros haverá substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 25 condutores. Quatro foram indicados pelo Município e os outros têm seu nome divulgado na véspera pelo Comitê do Revezamento. Torres optou por indicar representantes de modalidades esportivas. Os atletas selecionados foram:
Rodrigo Dornelles Paz (Pedra)- Campeão Gaúcho em todas as Categorias, melhor brasileiro no circuito mundial em 2007, único gaúcho a fazer parte do WCT, Campeão etapa WQS no Peru em 1998, Campeão Super Surf Joaquina 2004.
Bruno Vieira Nascimento – Campeão Carioca de Futebol de Campo, Campeão Brasileiro 2012 de Futebol de Campo, Campeão Taça Guanabara de Futebol de Campo 2012, Atleta Oficial da Nike. (Atualmente Lateral direito do São Paulo FC).
Ana Carolina Alves – 3° lugar Copa Paquetá Esportes de Handebol, Campeã do Campeonato Clelianos de Handebol, Campeã da Copa Madegil de Handebol, bi-campeã estadual de Handebol ,vice-campeã copa Mercosul de Handebol.
Luciano Gross Caetano – Em 2001 primeiro voo de balão, em 2007, participou do primeiro campeonato brasileiro 2011, em 2015 Campeão do Festival de Erechim, 2015 Vice-Campeão gaúcho, 2016 foi eleito presidente da Federação Gaúcha de Balonismo.
PERCURSO
Durante o revezamento, serão apresentadas as modalidades dos esportes desenvolvidos na cidade. É este o percurso: Parque da Guarita, Ruas Caxias do Sul, Av. Alfiero Zanardi, Rua Washington Luiz, Rua José Maia Filho, Av. Silva Jardim, Rua XV de Novembro, Av. Beira Mar, Rua Desembargador Vieira Pires, Av. Silva Jardim, Av. Barão do Rio Branco e Av. Castelo Branco.
No Parque da Guarita acontecerão atividades de Surf, Balonismo, Slackline e Rappel. Na Lagoa do Violão estão programadas a Canoagem e Stand Up. Na Praça Borges de Medeiros, vão ocorrer exibições de Cambio/Volei Adaptado, Balonismo e Badminton. Na Praça XV acontecerão demonstrações de Taekondo, Muay Thai e Aula de Ginástica. Durante todo o percurso também será realizada Corrida da Ascort e Ciclismo/Passeio.
De acordo com os técnicos do Ministério do Esporte, a Prefeitura de Torres está muito bem organizada para o evento. Com relação a gastos, o município decidiu investir em melhorias permanentes para a cidade e não especificamente para o ato de revezamento da Tocha Olímpica. Dentro do princípio da transparência, que sempre norteou esta gestão, na próxima semana a Prefeitura deve divulgar os investimentos contabilizados. Basicamente o montante foi empregado na infraestrutura do percurso, melhorias que serão aproveitadas pela população. De Torres, a Tocha segue para Sombrio, Araranguá e Criciúma.
TRÂNSITO
Considerando que a realização do revezamento da Tocha Olímpica implicará em um aumento natural do fluxo de veículos e pessoas nas vias públicas, se faz necessário uma ordenação desde deslocamento a fim de garantir a segurança e sucesso do evento. Desta maneira fica proibida a parada e estacionamento de qualquer tipo de veículo e transporte no período das 16 do dia 8 de julho às 16h do dia 9 de julho nas vias que fazem parte do trajeto do revezamento. Fica proiibida também a circulação de qualquer tipo de veículo e transporte nas referidas vias a partir das 12h do dia 9 de julho sendo a liberação feita de forma ordenada conforme transcurso da tocha
São estas as vias que sofrerão alteração: É este o percurso: Ruas Caxias do Sul, Av. Alfiero Zanardi, Rua Washington Luiz, Rua José Maia Filho, Av. Silva Jardim, Rua XV de Novembro, Av. Beira Mar, Rua Desembargador Vieira Pires, Av. Silva Jardim, Av. Barão do Rio Branco, Av. Castelo Branco e Av. Independência.