Inscrições ocorrerão em maio e estudantes de escolas públicas ou de baixa renda estarão isentos da taxa

Inscrições ocorrem em maio com inscrição isenta para estudantes de escolas públicas ou de baixa renda | Foto: Samuel Maciel

Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.

A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar em uma sala até o sol de pôr e faziam as provas sábado à noite. Os candidatos interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente.

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério. Na Consulta Pública do Enem 2017, 42,3% opinaram pela realização da prova em dois dias. A aplicação de provas por computador teve a rejeição de 70,1%.

Fonte: Correio do Povo

Isso vai fechar em 0 segundos