Prefeitura de Torres entrega mais moradias com o Fundo Municipal da Habitação
O sonho da moradia própria foi realizado para mais duas famílias em Torres. As unidades habitacionais foram entregues na última terça-feira, 1º de março, construídas pela Prefeitura através do Fundo Municipal da Habitação. A entrega foi realizada pela prefeita Nilvia Pinto Pereira e pela diretora de Participação Cidadã, Marieta Silveira. As unidades estão localizadas no Bairro São Jorge e na Vila São João. Foram contemplados com as casas populares as famílias representadas por Rosa de Oliveira Bassani (São Jorge) e Leontina da Rosa Silveira (Vila São João).
Seguindo o cronograma de execução já foram entregues 13 unidades habitacionais, de acordo com a diretora Marivânia Rodrigues de Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. As casas foram construídas nos terrenos dos proprietários e conforme avaliação social muitas destas famílias aguardavam há anos por uma casa digna de moradia. Todas são famílias cadastradas na Secretaria. O critério de seleção baseou-se na extrema vulnerabilidade social das famílias.
Rosa mostrou-se satisfeita com a casa que acolhe também a filha de 27 anos, portadora de deficiência física. “Antes chovia dentro. Agora tudo ficou mais fácil, pois ainda vão fazer uma adaptação para a cadeira de rodas”. A moradora da Rua Santa Maria comenta que a construção ainda ofereceu mais segurança ao local, explicando que antes a casa tinha frestas grandes. “Eu estava com pressa de entrar na casa”, concluiu. Leontina da Rosa Silveira é mais uma moradora de Torres selecionada para ganhar uma casa construída com verba do Fundo Municipal. A moradora da Vila São João comentou que esperava a obra há muito tempo e que a sua atual moradia estava caindo em sua cabeça e do marido, ambos idosos. “É um sonho realizado, já temos planos para a nova casa”, disse.
Em junho do ano passado, a prefeita assinou a Ordem de Serviço para a construção de 13 casas populares. Para a prefeita, a iniciativa foi de grande satisfação porque esta foi a primeira vez que o município ofereceu casa completa com dois quartos para populares necessitados. As casas são todas iguais e contam com uma área de 44,48 metros quadrados. Foi vencedor no processo licitatório a empresa Dos Santos e Rocha Ltda. O custo de cada uma é de R$ 35.507,00 e contam com banheiro, cozinha e lavanderia, de material e, de madeira, a sala e os dois quartos. No total foram construídas, quatro moradias no bairro Guarita; duas no Salinas II, outras duas no bairro São Jorge e mais uma unidade nos seguintes bairros: Salinas, Igra Sul, Vila Nova, Vila São João, e mais uma no Campo Bonito.