Compartilhe

vacina da gripeA campanha nacional de vacinação contra a gripe neste ano deverá ser realizada entre 30 de abril e 20 de maio. No Rio Grande do Sul, são mais de 3,5 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário. Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde de Torres deve divulgar os locais, horários e outras informações sobre a vacinação.
Os públicos – que não sofreram alteração em relação a 2015 – foram escolhidos levando-se em conta quem possui mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. A imunização estará disponível em todas as cerca de 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado, inclusive no sábado previsto para a abertura (dia 30 de abril), que será o Dia D da campanha. Estudos científicos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à Influenza.
A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde é para as pessoas procurarem a vacina antes da chegada do inverno, pois a imunização é mais efetiva após quatro semanas; por isso, a escolha pelo período da campanha. Assim, estarão mais protegidas para a chegada do inverno, época na qual a queda nas temperaturas e o hábito das pessoas ficarem em ambientes fechados aumentam as chances de proliferação do vírus da gripe. As informações sobre esta campanha de vacinação constam no site
www.saude.rs.gov.br

Isso vai fechar em 0 segundos