10 Benef√≠cios do Boxe Para Boa Forma e Sa√ļde

As turmas de lutas eram constituídas a maior parte por homens, mas isso tem se modificado atualmente. A busca pela boa forma tem levado diversas mulheres a optarem pelas artes marciais para tonificar o corpo da forma desejada.

Os benef√≠cios do boxe podem ser in√ļmeros, mas √© fundamental que voc√™ reflita e pesquise sobre os fundamentos desse esporte, dessa forma, voc√™ se dedicar√° com prazer aos novos ensinamentos e disciplina que n√£o s√≥ podem ser postos em pr√°tica nas academias, mas tamb√©m em circunst√Ęncias do cotidiano.

Conheça alguns dos benefícios do boxe e considere-o uma mola propulsora para um novo estilo de vida.

1. Defesa Pessoal

Pode parecer que os movimentos dos golpes sejam meramente ensinados para desafiar o próprio corpo, mas há quem reconheça que o aprendizado é conveniente para possíveis eventualidades. Conhecimentos básicos de defesa pessoal contribuem, principalmente, para mulheres praticantes que se sintam inseguras.

Vale ressaltar que as aulas n√£o s√£o ministradas com essa finalidade, mas todos os conhecimentos podem ser utilizados a seu favor. Esses conhecimentos adicionais s√£o muito comuns para turmas especiais de boxe feminino.

2. Coordenação motora

Para iniciantes, coordenar os movimentos de golpes pode se tornar desafiador, pois requer pr√°tica e aprimoramento da aptid√£o, mas a import√Ęncia da coordena√ß√£o, principalmente das m√£os, √© fundamental para as pessoas se desempenharem melhor e evolu√≠rem na pr√°tica do esporte.

Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter reflexos mais rápidos, assim reagindo o mais breve possível aos estímulos, apoiando o aprimoramento da coordenação de todo o corpo. Vale destacar que pessoas com idades mais avançadas não disponibilizam da mesma coordenação e equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas, podendo então desfrutar dos benefícios do boxe para evitar certas consequências da velhice.

No boxe, você deve ser capaz de ver o alvo, reagir a este, e o principal, acertá-lo, tudo isso ao mesmo tempo, independente se o mesmo está se movendo ou não. Pode parecer difícil, mas é exatamente a prática regular que contribui para a evolução, melhorando rapidez, equilíbrio, agilidade e reflexo.

3. Sem estresse

Sabemos que qualquer forma de atividade física moderada ou intensa pode reduzir o estresse, já que o exercício pode aumentar a endorfina, porém, quando estamos buscando uma nova forma de se exercitar, desejamos algo que proporcione sensação de prazer e benefícios superiores às demais atividades.

Praticando boxe, você ainda poderá descontar suas incertezas e mau humor em ataques e golpes de exercícios de alta intensidade.

√Č interessante como os praticantes descrevem a sensa√ß√£o de liberta√ß√£o durante as aulas de boxe. A aten√ß√£o dedicada √† realiza√ß√£o dos movimentos possibilita que voc√™ se desligue de sua rotina e obriga√ß√Ķes, promovendo momentos de medita√ß√£o ou at√© distra√ß√£o.

4. Sa√ļde cardiovascular

Indica-se exerc√≠cios aer√≥bicos para nos proteger contra doen√ßas card√≠acas, pois estes s√£o as melhores alternativas para manter o peso e queimar calorias. Um dos benef√≠cios do voxe √© poder auxiliar na redu√ß√£o do percentual de gordura, principalmente reduzindo as gordurinhas localizadas na regi√£o abdominal. O ponto central do boxe como exerc√≠cio aer√≥bico √© oferecer um suporte para que o estresse sobre o cora√ß√£o e pulm√Ķes seja moderado, para manter um ritmo card√≠aco regular durante o treino.

5. Força

A realiza√ß√£o dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de for√ßa, principalmente por praticantes de n√≠vel intermedi√°rio e avan√ßado. Durante o treino de boxe, voc√™ dever√° socar ou chutar o saco de treino in√ļmeras vezes, o que exige n√£o s√≥ condicionamento de seus membros superiores, como tamb√©m inferiores, aprimorando assim sua for√ßa em diversos membros.

A maioria dos instrutores n√£o realiza os treinos apenas focando nos golpes. A aptid√£o f√≠sica pode evoluir atrav√©s de s√©ries de golpes conjugadas com s√©ries de agachamentos, flex√Ķes, pranchas e muito mais. √Č poss√≠vel analisar o ritmo de treino para ent√£o formular um circuito desafiador.

6. Melhor composição corporal

Dentre os benefícios do boxe, a promoção à perda de peso é uma das mais tentadoras para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida. Se o seu objetivo é diminuir a massa gorda e aumentar a massa muscular, pode contar com o apoio do boxe.

O esporte não se responsabiliza pelo alto ganho de massa magra, mas se combinado com um plano de levantamento de peso e uma boa alimentação, os benefícios do boxe são significativos para hipertrofia.

Ou seja, o boxe deve ser reconhecido como um dos mecanismos mais eficientes para a melhoria da composição corporal, pois, se combinado corretamente com outros exercícios, pode contribuir com o fortalecimento muscular.

7. Postura correta

Assim como demais outros exerc√≠cios, o boxe ajuda a manter a¬†postura adequada, n√£o prejudicando principalmente a estrutura das v√©rtebras. √Č inevit√°vel que voc√™ se adeque √† postura correta, pois o posicionamento alinhado auxilia que voc√™ realize os golpes corretamente e esquive-se daqueles realizados sobre voc√™.

8. Autoestima

Como atividade cardiorrespirat√≥ria, os benef√≠cios do boxe ainda se estendem √†quilo que voc√™ v√™ no espelho. Sim, os ganhos n√£o s√≥ apenas para a sa√ļde, mas quando falamos de mudan√ßas corporais, devemos tamb√©m destacar a confian√ßa e autoestima que se adquire quando est√° feliz consigo mesmo. Voc√™ poder√° notar o emagrecimento de forma saud√°vel e um maior condicionamento f√≠sico para as tarefas di√°rias, as quais antes se sentia desconfort√°vel √† realizar.

9. Ensinamentos

As mulheres muitas vezes sentem-se deslocadas em certos assuntos com os amigos ou namorados, mas as artes marciais t√™m os aproximado de forma muito positiva. Dentre os benef√≠cios do boxe, pratic√°-lo tamb√©m proporciona que voc√™ discuta e troque ideia sobre esses esportes que t√™m se tornado uma alternativa para aqueles que fogem de atividades f√≠sicas mon√≥tonas e repetitivas. As mulheres n√£o ficam mais fora das competi√ß√Ķes.

10. Uso de acessórios

√Č comum ter receio de praticar algumas lutas. Uns roxos aqui e outros ali s√£o normais para praticantes de boxe, principalmente iniciantes, mas se sentir dolorido pode n√£o ser uma ideia t√£o atraente. O boxe permite que voc√™ utilize diversos acess√≥rios para evitar consequ√™ncias dos golpes realizados em aula.

O uso de luvas e protetores é livre, e muitas pessoas reconhecem isso como uma forma motivadora para se manterem fisicamente ativas. Dentre os acessórios favoritos, podemos destacar as luvas personalizadas, os protetores bucais e bandagens.

Voc√™ j√° imaginava todos esses benef√≠cios do boxe para a sa√ļde e boa forma? Quais exerc√≠cios aer√≥bicos voc√™ tem o costume de praticar? J√° experimentou alguma luta? Comente abaixo!