A rápida expansão do Android trouxe consigo uma enorme quantidade de malwares. As novas atualizações do Android vem melhorando os níveis de proteção, mas recentemente alguns aplicativos vem se mostrando bastante perigosos. Aqui, citaremos o DroidCleaner e o SuperCleaner, dois aplicativos recentemente encontrados pela Kaspersky, grande conhecida no mercado de softwares que visam manter a segurança de computadores e smartphones.

 

O DroidCleaner age no smartphone e nos computadores onde ele for conectado. Ele realiza ações no Android como enviar e apagar SMS, abrir o navegador, e fazer o upload de todos os dados do cartão de memória e demais memórias internas do aparelho. Além disso, o software instala um cavalo de tróia no windows, capaz de acessar o microfone e gravar sons, para posteriormente enviá-los criptografados para um servidor. Tudo isso sem que o usuário perceba.

 

O SuperCleaner  otimiza o desempenho do Android através da finalização de processos que se utilizam de memória RAM, porém, enquanto realiza suas tarefas, ele instala os arquivos autorun.inf, folder.ico e svchosts.exe no cartão de memória. Quando o smartphone é conectado ao computador, o software passa a imitar o nome de um processo do Windows, o svchost.exe. O software também tem a biblioteca NAudio que permite gravação de sons através do microfone, que são posteriormente enviados a um servidor FTP remoto. Embora não se saiba a finalidade dos registros, é um grande risco sua simples existência com estes aspectos.

 

Tanto o Superclean quanto o DroidCleaner foram disponibilizados no Google Play pela Smart.Apps no início de 2013, e já foram removidos da loja. A Google não costuma verificar todos os aplicativos  que são disponibilizados como a Apple faz, somente os remove quando há reclamações, por isso, fica a dica para um cuidado redobrado ao instalar softwares em seu computador e smartphone, bem com a manutenção de antivírus atualizados em ambos.

 

 

 

Fontes:

http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n27795/app-android-malware-pc.html

http://tecnoblog.net/123358/malware-android-backdoor-windows/

http://www.tecmundo.com.br/seguranca-de-dados/36237-app-de-android-infecta-o-smartphone-e-o-computador-no-qual-ele-e-conectado.htm

Isso vai fechar em 0 segundos