A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal da Saúde, concluiu nesta quarta-feira (31) o curso de capacitação de enfermeiros e técnicos em enfermagem para aplicação da vacina BCG, principal proteção contra a tuberculose. A ação foi uma parceria com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Tramandaí.

Após o cumprimento da carga horária de 100 horas e da normativa de 50 aplicações em braços de adultos e bebês recém-nascidos, sob supervisão de um enfermeiro instrutor e de um técnico em enfermagem, os quatro profissionais das salas de vacina da rede municipal estão aptos a aplicar a imunização.

A coordenadora da Atenção Básica e Vacinas de Imbé, Camila D’Avila Lopes Alves, também recebeu o certificado de conclusão do curso, além de uma habilitação como enfermeira multiplicadora, apta a ministrar curso para outros profissionais da área. “Pela primeira vez o município possui todos os vacinadores devidamente diplomados para a realização desta imunização, uma das mais importantes do calendário vacinal da criança”, explica Camila.

O curso foi comandado pela enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tramandaí, Joana Pacheco dos Santos, e pela técnica de enfermagem Andriza Silveira. O titular da Secretaria da Saúde da cidade vizinha, Luciano Von Saltiel, prestigiou o encerramento das atividades. “Só conseguimos proporcionar esta oportunidade aos nossos profissionais em razão da parceria firmada com a Prefeitura de Tramandaí e também pela compreensão da Administração Municipal de Imbé sobre a importância dessa capacitação buscando a qualificação constante do serviço de saúde da nossa cidade”, destaca o secretário municipal da Saúde de Imbé, enfermeiro Tierres da Rosa.

Isso vai fechar em 0 segundos