Os trekkers acabam de ganhar mais uma série animada para chamar de sua. Trata-se de Star Trek: Prodigy, que terá sua estreia em 2021 nos Estados Unidos, pelo canal Nickelodeon.

O anúncio foi feito pelos produtores-executivos Alex Kurtzman e Heather Kadin, durante a o painel Star Trek Universe, apresentado nesta quinta-feira (23) na San Diego Comic-Con.

Veja os destaques por dia da programação da San Diego Comic-Con

Trata-se de mais um passo na expansão do universo da saga, agora buscando atingir todas as faixas demográficas possíveis. Desenvolvida pelos irmãos Kevin e Dan Hageman (Caçadores de Trolls), Prodigy seguirá um grupo de rebeldes que tomam posse de uma velha nave da Frota Estelar e partem em busca de aventuras. A ideia é, com ela, levar Star Trek ao público infanto-juvenil.

A nova produção é a segunda animação atualmente sendo desenvolvida pela equipe de Kurtzman. A primeira, Star Trek: Lower Decks, teve grande destaque no painel e estreia em 6 de agosto, nos EUA, pelo serviço de streaming CBS All-Access.

Fora do território americano, só há contrato de distribuição para o Canadá. Ainda não se sabe se a série chegará ao Brasil. O programa tem como showrunner Mike McMahan, que fez sucesso com a série Rick & Morty e foi o moderador do painel com os atores de Lower Decks no segmento dedicado ao programa, em meio ao painel de 1h20 de duração.

A animação é uma comédia que acompanha os altos e baixos de quatro oficiais de apoio de uma nave estelar dedicada à pouco glamourosa missão de “segundo contato”, visitando planetas que foram previamente estudados por naves e tripulações mais importantes. Às vésperas da estreia, o painel trouxe um clipe do primeiro episódio (veja abaixo).

A série é estrelada por Tawny Newsome (alferes Beckett Mariner), Jack Quaid (alferes Brad Boimler), Noel Wells (alferes Tendi) e Eugene Cordero (alferes Rutherford). O elenco é completado por Dawnn Lewis (capitão Carol Freeman), Jerry O’Connell (comandante Jack Ransom), Fred Tatasciore (tenente Shaxs) e Gillian Vigman (dra. T’Ana).

Em live-action

Kurtzman também forneceu uma atualização sobre outra série já anunciada e muito aguardada pelos fãs. Star Trek: Strange New Worlds seguirá as aventuras do capitão Pike, Spock e a Número Um a bordo da USS Enterprise, pegando de onde a segunda temporada de Discovery deixou esses personagens.

De acordo com o produtor, a série já teve seus dez episódios da primeira temporada mapeados, enquanto a sala de roteiristas trabalha para convertê-los em roteiros. Ainda não se sabe quando começarão as filmagens da série, o que deve acontecer em Toronto, no Canadá. Estrelam a série Anson Mount (Pike), Ethan Peck (Spock) e Rebecca Romijn (Número Um).

STRANGE NEW WORLDS

O painel também destacou Star Trek: Discovery, que está terminando a pós-produção de sua terceira temporada e deve estrear até o final deste ano (nos EUA pelo CBS All-Access, no Brasil pela Netflix). No segmento dedicado à série, o elenco principal liderado por Sonequa Martin-Green (Michael Burnham) fez uma leitura do primeiro ato do roteiro do último episódio da temporada 2, seguido por um bate-papo sobre a relevância social da saga ao longo das décadas.

A parte final do painel foi dedicada a Star Trek: Picard, série que trouxe de volta Patrick Stewart ao papel que o tornou famoso (antes do Professor Xavier dos X-Men!), como o capitão Jean-Luc Picard. O programa deve iniciar as filmagens de sua segunda temporada assim que a pandemia permitir e terá exibição nos EUA pelo serviço de streaming da CBS, e no Brasil pelo Amazon Prime Video.

Confira abaixo o vídeo completo do painel de Star Trek na SDCC2020:

*

Salvador Nogueira é jornalista e editor da Coleção Trek Brasilis, série de livros-reportagem que abordam os mais variados aspectos da saga de Star Trek.