Personagens encantaram crianças e adultos. Foto: Rodrigo Sena/TòLá.com.br

Com o badalo do sino da xerife desta edição a professora Elena Chemale, encerrou por volta das 18 horas deste domingo a 33ª Feira do Livro de Osório, fechando o sétimo dia de feira.

O maior evento literário de Osório, realizado entre 26/11 e 2/12, atraiu um lindo público durante todos os dias, mas no sábado e no domingo, a movimentação foi intensificada no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, local do evento.

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos prestigiaram o evento e puderam curtir apresentações culturais variadas de escolas, teatro, lançamento de livros, roda de conversa, contação de história, bate-papo com escritores, sessão de autógrafos, dança, oficinas, música e palestras que abordaram temas variados.

Entre os autores os vários autores presentes na feira estavam Fabiano de Souza Marques, Fabiano Brasil, Martim César, Rodrigo Trespach, Carin Fonseca Kestering, e Juremir Machado da Silva, que integrados com a cúpula formada pela patrona, a professora Marina Raymundo; o homenageado, professor Delalves Costa e a xerife, a professora Elena Chemale.

A semana registrou a presença de pessoas que valorizam a cultura, a literatura e leitura, e adquiriram livros dos mais variados gêneros.

Hoje, no último dia, a Feira que neste ano apresentou o tema “Literatura na diversidade e inclusão social”, complementou a verdadeira diversidade cultural e a Inclusão social, com a realização do Osório GEEK FEST, atração que trouxe para o Largos, adeptos da cultura do Litoral, da Grande Porto Alegre e da Serra Gaúcha. O domingo foi muito movimentado com a presença dos fãs da cultura Geek Cosplayer, Gamers, Fã-clubes e admiradores da cultura Geek em geral e o público que foi assistir ou aproveitar para adquirir livro no último dia da Feira.

Além de curtir a novidade, com Standes de vendas, Salas temáticas, Campeonato dos melhores Card Games, Campeonato de BoardGame, Espaço artists alley, Estandes de Mangá/Rgp, Concurso de Cosplay, troféus e premiação,  o público pode contribuir com a ação que recolheu alimento não perecível que será doado para entidade beneficente. 

Avaliação:

Prefeito Eduardo Abrahão – “Ficamos lisonjeados e gratos em ver a 33ª Feira do Livro fechar com resultado muito positivo. O município vive um momento em que precisamos decidir para que áreas vão os escassos recursos. Além da saúde e educação que são prioritárias focamos atenção também à cultura. Pensamos que a cultura precisa de incentivos e a Feira do Livro é um exemplo. Os cidadãos prestigiaram e foi um sucesso, especialmente com a valorização à leitura que tem o poder de transformar as pessoas e fazer com o conhecimento seja ampliado. Parabéns à equipe da Cultura pelo trabalho, aos integrantes da cúpula e aos apoiadores pelo engajamento“.

A patrona da Feira, Marina Raimundo – “A Feira do Livro 2018 um sucesso de todas as formas. O cidadão compareceu, transitou pela feira, comprou livros, assistiu palestras, as quais a maioria versou sobre diversidade e inclusão social, participou do lançamento de livros, de apresentações teatrais, dança, música, enfim, o cidadão se qualificou, culturalmente, com certeza, e a Feira do Livro também se qualifica dessa foram e o município consequentemente também se qualifica. A nossa cultura precisa de mãos dadas para que se mantenha fortalecida e a leitura seja incentivada, porque ela tem a capacidade de transformar as pessoas. Estou muito feliz pelo convite de ser a patrona e ter cumprido meu papel. Agradeço à Administração Municipal – prefeito Eduardo Abrahão, sua equipe e a Assessoria de Cultura e Juventude, meus parceiros da Feira, a xerife Elena e o homenageado Delalves e o público que prestigiou a festa.”

Xerife Elena Chemale – “Foi interessante, divertido, alegre. Fiquei caracterizada, fiz festa, aprendi muito com as palestras. Ano que vem quero todos aqui de novo e também na praia. Obrigada Osório pela oportunidade de ser xerife da 33ª Feira do Livro.

Assessora de Cultura e Juventude Adriana Sperandir – “Estou muito satisfeita porque a comunidade participou. Todas as ações são para a comunidade e quando ela vem, o objetivo da administração é cumpre. Foi uma feira que falou sobre a diversidade, desde o início assuntos de muito interesse foram abordados. É um evento esperado e nesta edição superou todas as expectativas porque Osório está na contramão de tudo o que está acontecendo no momento. Foi sucesso e isso se deve ao apoio que a administração através do prefeito Eduardo Abrahão e do vice-prefeito Eduardo Renda dão à cultura.O diferencial foi também o empenho da cúpula que envolveu a comunidade antes e durante a Feira, é o resultado de um trabalho em parceria“. 

Empresário da Banda Estação Cultural Abel Peres – “Em minha Banca, o resultado surpreendeu. As vendas foram bem melhores que a edição passada. Eu apresentei uma gama bem maior de variedades com assuntos diversos e foi sucesso. O livro físico é muito procurado, as pessoas adoram pegar um livro sentir o cheiro do novo, levar na praça, na praia, ter como companheiro na hora de dormir e no dia-a-dia. Só gratidão e meu muito obrigado pela oportunidade que a Prefeitura nos possibilitou mais uma vez“.

Empresária da área de livros Deise Hermann – “A 33ª Feira do Livro foi muito boa, felizmente superamos expectativas em relação à venda de livros. As pessoas mantêm o hábito de ler e isso faz com que encerramos a participação neste evento, realizados. Esperamos voltar em 2019“.

Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Osório, Jussanã Marques – “Estou surpresa pelo sucesso da feira. AS mídias fazem concorrência com o livro físico e agente vê que ele não perdeu o encanto devido a grande procura nas bancas. Tivemos uma programação bem variada e hoje fechando com um evento excepcional o Osósio Geek. Parabéns a Prefeitura, em nome do prefeito Abrahão que incentiva a Cultura no município e a todos os envolvidos da Assessoria de Cultura“.

Um dos organizadores do Osório Geek Fest, Leonardo Ferreira da Rosa – “A nossa primeira edição em Osório superou expectativas, tentamos fazer de tudo e aconteceu como planejamos, atraindo pessoas de várias cidades. \só temos a agradecer a Administração Municipal de Osório, o prefeito, a equipe da Cultura porque juntos fizemos um encerramento da Feira de forma sensacional. É a cultura  com a sua diversidade“.

A 33ª Feira do Livro foi promovida pela Prefeitura de Osório/Jogue Limpo com Osório com organização da Assessoria de Cultura e Juventude e apoio da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, Espaço Cultural Conceição, Lions, IFRS/Osório, UNICNEC, UERGS e UFRGS.

Isso vai fechar em 0 segundos

Descubra mais sobre TôLá.com.br

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading