Evento reuniu os diversos traços da cultura oriental, das artes marciais e danças ao anime

Evento reuniu os diversos traços da cultura oriental, das artes marciais e danças ao anime | Foto: Mauro Schaefer

Milhares de gaúchos aproveitaram o final de semana para conhecerem mais da cultura japonesa. O 6º Festival do Japão no Rio Grande do Sul ocorreu no sábado e no domingo, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, e teve amostragens de diversos traços da cultura nipônica, como artes marciais, danças, artesanatos, culinária e anime. O maior evento de cultura asiática do Estado teve como tema os 50 anos de irmandade entre Porto Alegre e Kanazawa.

A expectativa da organização do evento é de que mais de 80 mil pessoas tenham passado pelo festival durante os dois dias. “A academia está ficando pequena. Vamos ter que avaliar como será no ano que vem”, disse o presidente da comissão organizadora, Hiroshi Taniguchi, sobre a lotação do local que recebe o festival desde a primeira edição, em 2012. “O festival existe em vários lugares. Aqui, ele nasceu com a função de fazer a manutenção da cultura japonesa no RS”, relatou.

E o sucesso é tão grande que, até na comparação com São Paulo, os gaúchos demonstram mais interesse na cultura japonesa. “Em São Paulo há cerca de 1 milhão de japoneses e o festival conta com cerca de 200 mil participantes. Aqui, são quatro ou cinco mil japoneses, e devemos passar de 80 mil participantes no festival”, ressaltou Taniguchi. Além do festival, pelos 50 anos da irmandade entre Porto Alegre e Kanazawa, o monumento Kotoji Toro, símbolo da cidade japonesa, foi instalado no Parcão. Em Kanazawa há um monumento ao laçador instalado.

Fonte: Correio do Povo

Isso vai fechar em 0 segundos